• Ronaldo Faria Lima

A importância de um bom link


Foto de Mike no Pexels

Na internet, tudo termina com um bom link. O link, ou URL se preferir, é o que leva o seu cliente ao seu site, ou ao produto que está à venda no seu site. A grande maioria das pessoas dá pouca ou nenhuma importância ao URL. Porém, um bom URL pode ser um fator que cause sua diferenciação na internet, não apenas pela simplicidade mas por que permite que as pessoas acessem a sua página.


Existem algumas poucas boas práticas que são interessantes para distribuir os links para as suas páginas. Estas boas práticas não só facilitam a vida do seu prospecto como também garantem que seu site tenda a ficar mais visível ao longo do tempo. Vamos a elas!


Criou? Não mude!


Uma vez que você tenha criado um link, seja para um produto ou um post de um blog, não o mude. Uma vez publicado na internet, o seu link pode ter sido compartilhado de formas inesperadas. Caso você mude o link, pessoas perderão acesso e serão incapazes de acessar o seu conteúdo.


Se for necessário mudar, por algum motivo, há uma forma. Faça com que o link anterior redirecione o visitante para o novo link. Assim o visitante que tiver o link antigo não perde o acesso ao seu conteúdo. Possivelmente seu web site, ou e-commerce tem algo para fazer isso.


Crie links "semânticos"


O link precisa fazer algum sentido. É importante que ele contenha um mínimo de informações sobre o que você está publicando. Isto ajuda os crawlers dos mecanismos de buscas a indexar melhor o seu site. Porém, tome cuidado para não criar links absurdamente grandes. Use o bom senso para criar links que façam sentido, mas que não sejam absurdamente grandes. Isto é bom para o SEO do seu site.


Apesar de não ser uma limitação nos dias de hoje, o URL, o seu link, deveria ser limitado a 256 caracteres. Vários navegadores desrespeitam esta regra, mas não custa segui-la a fim de manter seu link sempre compatível com a maior quantidade de navegadores possível.


Use encurtadores para distribuição


Ao distribuir o seu link através das redes sociais, para fins de divulgação, evite usar o link inteiro, principalmente se for um link grande. Prefira usar um serviço de encurtamento de URLs, como o chicle.in. Assim, o seu post fica menor, mais legível e o link ainda permite que você verifique a eficácia do seu post, com contagem de cliques, alguma informação geográfica, tecnologia, data e hora, etc.


A principal vantagem do encurtador de links é justamente a facilidade que isso permite às pessoas em copiar, colar e compartilhar o seu link.


Use protocolo cifrado


Isto, na verdade, não é uma dica para criar o seu link, mas uma dica para tornar o seu site mais confiável. As pessoas tendem a confiar mais em um site que usa protocolo cifrado, ou seja, o famoso HTTPS. Ao ver HTTPS na frente do seu link, as pessoas entendem que seu site faz uso de um certificado digital e isso transmite segurança ao seu visitante. O importante não é por que o visitante sente-se seguro por conta da criptografia. Na verdade, a grande maioria das pessoas não presta atenção nisto. Porém, ver o certificado com a identidade do seu site é o que traz a segurança na navegação. A ideia aqui é confiabilidade.


Se o seu site não faz uso de protocolo cifrado, pense na possibilidade de adquirir um certificado. Isso trará, inclusive, melhoras ao seu SEO. O Google, principalmente, melhora o ranqueamento dos sites que usam protocolos cifrados.


Evite uso de letras acentuadas


Atualmente não deveria ser um problema usar letras acentuadas nos seus links. Afinal, o mundo finalmente abraçou o Unicode como forma de representar as letras no computador. Porém, é importante não acentuar os seus links não por uma questão técnica, mas por uma questão de hábito. O internauta acostumou-se a não ver links acentuados e tende a escrevê-los sem os acentos. Este hábito vem do tempo no qual os links usavam caracteres ASCII, que não são acentuados, antes da popularização do Unicode.


Assim, tendo em vista esse hábito do internauta, não custa criar links sem acentos. Isso diminui a probabilidade do internauta em escrever de forma incorreta os links para as suas páginas e publicações.

0 visualização

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Validados pelo programa

NOSSOS CONTATOS

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social