• Ronaldo Faria Lima

Automação: o que automatizar?


Photo by LJ from Pexels

Você já deve ter ouvido, insistentemente nos últimos tempos, algo sobre automação. A verdade é que nunca se falou tanto no assunto e é interessante entender o que é a automação e como usá-la no seu negócio para ganhar tempo, economizar dinheiro e aumentar a sua produtividade.


O que é a automação


A palavra automação tem uma de suas origens prováveis no latim automatus, cujo significado, em tradução livre, é mover-se por si só. A ideia da automação não é nova e foi a base da Revolução Industrial no Século XIX. Mas, como está a automação hoje em dia?


Com o advento dos computadores, diversas outras tarefas puderam ser automatizadas pois o computador é capaz de analisar dados e tomar decisões com base nestes dados, seguindo um algoritmo bem determinado que resolve uma classe específica de problemas. Falando em português mais simples, os computadores permitiram que processos muito mais complicados pudessem ser automatizados, ou seja, pudessem funcionar sem intervenção humana, pois as máquinas tornaram-se capazes de tomar decisões.


Por exemplo, veja o portão automático. Ele utiliza um motor elétrico solidário a uma cremalheira, o que permite-o abrir e fechar. Porém, como o portão sabe que é hora de desligar o motor elétrico quando está totalmente aberto ou fechado? Se o portão não soubesse como parar o motor elétrico, este permaneceria funcionando até o portão sair voando para algum lado. O fato é que há sensores (interruptores de fim de curso é o termo técnico) que indicam para o controlador do portão quando é hora de parar o motor elétrico. Assim, o controlador do portão é capaz de tomar decisões. Em um cenário mais complexo, o portão é capaz, inclusive, de detectar objetos para evitar acidentes com carros ou pessoas.


O que automatizar?


Agora que sabemos o que é a automação, é hora de olharmos o que automatizar. Existe uma regra básica bem simples que permite-lhe automatizar sem erros: todo processo repetitivo é passível de automação. A máquina é muito melhor do que nós, humanos, para realizar tarefas repetitivas pois ela não se cansa e realiza as tarefas exatamente da mesma forma, horas a fio. Assim, se você tem um processo repetitivo na sua empresa, este processo é passível de automação por alguma forma.


A repetição indica que o processo é bem conhecido, ou seja, trata-se de um processo muito bem definido cujos passos são conhecidos. Isto quer dizer que é possível equacionar o processo, criar um modelo do mesmo e executá-lo através de uma máquina.


Por que automatizar?


Se o processo é repetitivo, por que deixá-lo nas mãos das máquinas? Por uma questão simples: as máquinas conseguem executar o seu processo repetitivo com excelência, economizando o seu tempo e criando uma rotina de trabalho muito mais precisa. Vamos a alguns exemplos de como isso pode ser útil, olhando alguns cenários.


Imagine que você tenha uma lista de clientes em uma planilha eletrônica, um cliente por linha, com dados de nome, endereço completo, CEP, etc. Digamos que você queira enviar uma carta personalizada para cada cliente, falando de um novo produto ou serviço. Imagine, ainda, que sua planilha contenha cinco mil nomes e endereços. Já imaginou quanto tempo você levaria para escrever cinco mil cartas personalizadas, mesmo usando o seu processador de textos favorito? Antigamente você deveria datilografar carta por carta, ou fazer cinco mil cópias e colar os nomes e endereços um a um.


Porém, o seu processador de textos tem uma funcionalidade que permite automatizar isto: chama-se Mala Direta. Basta escrever a carta uma única vez, criar os campos para os nomes e endereços, fornecer a planilha como base de dados e o seu computador cria as cinco mil cartas em questão de minutos. Você ainda tem a opção de colocar as cartas em um arquivo e enviá-las a um birô de impressão, que deve levar alguns minutos para imprimi-las. Normalmente as impressoras de um birô produzem de quinhentas a mil páginas por minuto.


Que tal automatizar o seu marketing?


Vamos olhar, agora, o marketing da sua empresa. Criar posts para as redes sociais todas as semanas é um trabalho que consome tempo, é repetitivo pois você tem de criar leiautes, escolher textos, encontrar horários corretos e por aí vai. Se você precisa divulgar uma promoção ou um produto novo, a maratona é a mesma: repetição, repetição, repetição. Por que não automatizar isto também?


Além da repetição, é preciso ajustar as cores da sua publicação para que fiquem harmônicas. Qual cor você vai usar nas molduras? Quais cores ficam melhores com o fundo que você escolheu? Você quer casar as cores com as cores do seu logotipo ou com as cores da imagem? Onde colocar o seu logotipo? Qual a quantidade de texto adequada para colocar na imagem?


O Grood.Me realiza todas estas análises para você ao criar a sua publicação. Através do uso de Visão Computacional, a nossa plataforma analisa o conteúdo para criar imagens com cores harmônicas, quantidade adequado de texto na imagem e um leiaute que valorize sua marca e sua mensagem. Além disso, o Grood.Me publica nos horários certos, em alguns casos horários fora do período comercial, buscando atingir o seu público-alvo no momento em que ele está navegando pelas redes sociais.


Já pensou em não ter de preocupar-se com as suas redes sociais por conta de uma automação que já faz isso para você? Assim você tem mais tempo para focar naquilo que é o mais importante: o seu negócio.

11 visualizações

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Acelerados Pela Inovativa Brasil

Validados pelo programa

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

NOSSOS CONTATOS

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social