• Ronaldo Faria Lima

Criar um blog não é engenharia de foguete


O blog é uma ferramenta fantástica para criar autoridade e atrair clientes para o seu negócio. No entanto, você não precisa ser um engenheiro espacial para criar um bom blog. Quando falamos em blog, estamos falando basicamente de conteúdo. Aqui vão algumas dicas, algumas técnicas, de como construir um excelente blog.


Tecnologia e Hospedagem


Tudo começa com a tecnologia que você pretende usar para o seu blog. A escolha da tecnologia vai determinar como você vai colocar isso disponível na internet. Hoje em dia há diversas ferramentas de blogging, desde as mais simples até as mais complexas imagináveis. A lista de serviços e softwares disponíveis para blog é enorme. Algumas são muito mais do que só blogs. Só para citar alguns: drupal, wordpress, wix, blogger, medium, b2evo, square e por aí vai. Para simplificar a discussão, escolhi falar do Wordpress e do Wix, pois ambos são bem populares e representam bem duas vertentes importantes: um software e um serviço.


Se você escolher um software, como o Wordpress, será necessário contratar um serviço de hospedagem que lhe entregue, também, um servidor de banco de dados MySQL. O Wordpress depende deste servidor de banco de dados para armazenar os seus artigos. As hospedagens que existem no mercado hoje em dia tornam a criação de blog baseado em Wordpress uma tarefa simples, apesar de exigir algum conhecimento técnico. Normalmente são oferecidos painéis de controle para criar o seu site Wordpress e trabalhar com o Wordpress é relativamente simples. É possível criar seu blog com bom visual sem gastar muito dinheiro. Tudo o que você precisa é paciência para aprender a usar o Wordpress e o painel de controle da hospedagem que você escolher.


O Wix, no entanto, não é um software, mas uma plataforma. Assim, você não precisa se preocupar com banco de dados, instalação de software no servidor, nada disso. O Wix apresenta uma ferramenta de configuração e ajuste de visual do seu site que é relativamente simples de usar. Este blog, por exemplo, foi criado com o Wix.


O Domínio


Uma vez definida a tecnologia que você pretende usar para o seu blog, o próximo passo é ter um domínio. Ajustar seu domínio ou criar um domínio novo é uma tarefa mais técnica. Se você não tem um domínio, é importante comprar um em um registrar. O Registrar é uma entidade que tem a habilidade de registrar domínios em seu nome. No Brasil, você pode registrar domínios nacionais pelo Registro.BR. No entanto, vários serviços de hospedagem também oferecem o serviço e podem registrar um domínio para você.


O domínio é, basicamente, o seu endereço. Por exemplo, groodme.com é o domínio que identifica este site na internet. Sem o domínio, você teria de saber qual é o endereço IP deste servidor. Endereço IP é um conjunto de 4 números, como em 192.168.0.1. Como estes endereços estão acabando, há uma versão mais nova que usa números em hexadecimal, que é um pouco pior para guardar de cabeça: 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334. A ideia do domínio é justamente simplificar a busca do seu servidor através de um nome com mais significado do que um punhado de números.


Tanto o Wix quando o serviço de hospedagem lhe instruem como ajustar o seu domínio para que este aponte corretamente para o seu novo blog. Basta seguir as instruções. Dificuldades? Estes serviços oferecem suporte técnico qualificado para te ajudar.


O Blog


Fantástico! O seu blog está no ar. E agora?


Agora você precisa escrever. Um blog sem artigos é dinheiro jogado fora e se torna um navio fantasma por que ninguém se interessa numa página vazia. Existem duas coisas importantes para manter seu blog gerando visitas: conteúdo relevante e constância na periodicidade das publicações. Não adianta nada fazer um artigo agora e depois outro daqui dois meses.


É importante manter a produção de textos voltados para a sua área de atuação, com conteúdo que vai além da mera propaganda dos seus produtos ou serviços. Por exemplo, artigos de como problemas que seu público-alvo tem que foram resolvidos com seu produto ou serviço são valiosos e podem trazer leitores que, posteriormente, podem se converter em clientes.


É importante usar linguagem simples e atentar para uma boa ortografia. Erros de ortografia viram o blog contra sua empresa e é muito importante revisar seus textos antes de torná-los públicos.


Além da escrita dos artigos é importante verificar os comentários feitos pelos seus leitores. Responder aos comentários, sempre de forma educada e polida, cria um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo e transmite a ideia de que sua empresa preocupa-se com o cliente, criando um relacionamento mais próximo e pessoal.


Você pode, também, usar o seu blog como uma "sala de imprensa", ou seja, uma forma de publicar notícias sobre o seu produto, serviço ou, até mesmo, sobre sua empresa. Estas notícias podem ser muito mais interessantes do que você imagina para o seu público, que passa acompanhar o dia-a-dia da sua operação com muito mais interesse.


Por que o blog?


Criar um blog dá muito trabalho. Mantê-lo atualizado com artigos úteis é igualmente trabalhoso? Então, por que criar um blog? O fato é que o blog cria valor no seu relacionamento com o seu público-alvo, muitas vezes trazendo oportunidades que não seriam possíveis por outros meios. Além disso, o seu blog cria autoridade, ou seja, faz com que sua empresa seja posicionada como uma autoridade naquilo que faz.


Além disso, o blog aumenta a relevância do seu site institucional, trazendo mais tráfego, ou seja, mais visitantes. Quanto maior a quantidade de visitantes interessados no seu blog, maiores as possibilidades de que estes visitantes tornem-se clientes. Sem falar que o blog é uma excepcional ferramenta de comunicação com o seu público. Já há empresas que publicam, inclusive, soluções para problemas intrincados dos seus clientes como publicações públicas em seus blogs.


Como podemos ajudar?


A Grood.me não só pode lhe auxiliar a criar e configurar adequadamente o seu blog como, também, oferecemos curadoria de conteúdo. Este serviço de curadoria de conteúdo permite que seu blog seja sempre alimentado com artigos disponíveis na internet sobre o seu produto e serviço, mantendo seu blog movimentando sem que você tenha que entrar todos os dias para publicar artigos.


Quer ver como isso funciona? Veja o blog do MOVER ou o blog Start On Top. Ambos utilizam nossos serviços de curadoria de conteúdo, o que mantém o blog movimentado com artigos de outros blogs, com conteúdo relevante para a sua área. Obviamente que este serviço credita a origem dos dados, o que faz com que os blogs de origem ganhem mais tráfego em contrapartida.




0 visualização

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Validados pelo programa

NOSSOS CONTATOS

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social