• Ronaldo Faria Lima

Home Office: o seu software


A mesa de trabalho moderna exige um computador. E o computador exige software para ter alguma utilidade. Escolher bem o software pode ser a diferença entre ser produtivo e ter uma pilha de dores-de-cabeça. E vamos a algumas dicas para tornar o seu home office mais produtivo.


Sistema Operacional


O sistema operacional é o software primordial do seu computador. Sem ele você não consegue fazer absolutamente nada. O sistema operacional é o software que permite que você armazene os seus arquivos, aciona a sua tela e permite que você digite no seu teclado. Escolher bem o seu sistema operacional é importante e pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia. Porém, qual escolher?


Windows


A primeira, e mais comum, opção é o Windows. Praticamente todo PC hoje em dia é vendido com alguma versão do Windows. Mas, mesmo o Windows tem diversos "sabores" ou "edições" que causam confusão aos usuários. A principal dúvida é: escolher entre o Home ou o Professional?


Para o uso geral, o Home é a melhor, e mais barata, opção. Esta edição contém basicamente tudo o que há na verão Professional, porém sem as características avançadas de segurança como BitLocker ou o suporte a redes com Active Directory, Domain Controllers e por aí vaí. Calma, já falamos sobre essa sopa de letrinhas.


Muita gente acaba comprando o Windows Professional pelo nome, com a indicação de que é para o "trabalho". Mas a verdade é que para o dia-a-dia de uma empresa, a versão Home é mais do que suficiente. Se você trabalha com Office, lê e-mails e, ainda, programa, não há real necessidade do Windows Professional. Esta necessidade aparece quando você precisa de características mais avançadas.


Para quem escreve software para a Web e precisa dos serviços de internet avançados, estes só estão disponíveis no Windows Professional. Características avançadas, como autenticação em servidores de domínio, só estão disponíveis no Windows Professional. Para entender o que é isso, o servidor de domínio permite autenticar uma pessoa dentro de uma rede corporativa. Assim, para que você tenha acesso à sua corporação, é necessário usar esta característica.


Se sua empresa usa algum tipo de diretório, ou seja, uma lista onde você tem acesso aos departamentos, informações das pessoas que trabalham na empresa, etc, você também precisa do Windows Professional. Porém, é necessário que este diretório seja o vendido pela Microsoft, o Active Directory. Esta é uma característica que normalmente é presente em grandes empresas.


Bom, a principal vantagem de usar alguma versão do Windows é que você estará alinhado com quase todo o resto do mundo. No meio corporativo, o Windows é o sistema operacional de escolha.


macOS


O macOS é o sistema operacional da Apple. E é aqui que suas escolhas ficam limitadas: você só pode instalar o macOS em um computador da Apple. No Brasil esta restrição configura "venda casada" e não é ilegal instalar o macOS em um PC. No entanto, para fazer isso é necessário ter conhecimento técnico. Para o usuário comum isto é um grande impeditivo.


O macOS é um sistema operacional muito produtivo e muito sólido. Atualmente há uma grande quantidade de software de produtividade existente para esta plataforma. No entanto, como o macOS só funciona direito no Macintosh, você deverá gastar um bom dinheiro para adquirir o equipamento.


Linux


O Linux é um sistema operacional gratuito, de código aberto. Se você tem interesse em experimentá-lo, sugiro que o faça através do Ubuntu, a distribuição mais simples para usuários não-técnicos. Há muito, mas muito software disponível para o Linux. Porém, você ficará fora do padrão do resto do mundo e estará por conta própria caso algo dê errado.


Conheço muita gente que utiliza o Linux como sistema operacional principal e essas pessoas não tem nenhum problema no seu dia-a-dia. Porém, é um sistema operacional indicado para quem tem um mínimo de conhecimento técnico na área de computação.


Software de Produtividade


Você precisará de algum software para suportar as suas tarefas. Aqui está uma lista rápida de categorias comuns:


  • E-mail

  • Processador de Textos

  • Planilha eletrônica

  • Software de Apresentação

  • Banco de Dados

  • Anotações

  • Agenda

  • Tarefas

  • Navegador Web

Hoje em dia o leitor de email quase que caiu em desuso. Normalmente as pessoas preferem ler seus e-mails on-line, através dos serviços que utilizam como o Google GSuite ou o Microsoft Office 365 através do Outlook.


É importante ter um processador de textos, como o Microsoft Word, para editar documentos, deste atas de reunião até orçamentos para os seus clientes. As planilhas são extremamente úteis para análise de dados, em particular análises numéricas. Os bancos de dados, como o Microsoft Access, são mais raros e de uso um pouco mais especializado. Normalmente usuários avançados usam este tipo de software para criar cadastros e para auxiliar em análises que exigem maior volume de dados.


Uma boa agenda, de preferência que integre-se com o seu smartphone, também é muito importante. Não importa qual seu ramo de atuação: você precisará gerenciar contatos, tarefas, compromissos e organizar todos os seus horários. Uma boa agenda existe para este fim. Hoje em dia a agenda normalmente é um serviço Web, como o Microsoft Outlook ou o Google Calendar.


O Navegador Web é, provavelmente, o mais utilizado hoje em dia. Existem diversas opções, sendo o Google Chrome a mais comum. Mas também há o Mozilla Firefox, o Apple Safari e o Opera, todos excelente navegadores. É questão de você experimentá-los para ver qual melhor se adequa ao seu dia-a-dia.


Vai mesmo de software pirata?


E aqui uma palavrinha sobre software pirata: é uma péssima ideia. Por que? Para que você possa instalar um software pirateado é necessário adulterar as características técnicas dele. E isso normalmente cria uma série de vulnerabilidades que podem comprometer a coisa mais importante do seu negócio: as suas informações.


Todo o software que você usa não tem nenhuma importância. O que é realmente importante são as informações que estes softwares gerenciam para você. Já imaginou que catástrofe se você perder suas informações? E se o backup não funcionar direito? O fato é que o software pirata não tem nenhuma garantia de funcionamento. Na verdade, como foi adulterado para permitir a livre instalação, é mais fácil perder suas informações do que garantir a sua integridade.


Ao usar software licenciado, você tem garantia de que seus dados estão seguros. Se uma falha provocar uma perda de dados, você pode procurar reparação junto a fabricante. Se você usa software pirata, você está por sua própria conta e risco. E isso é ainda pior se você não tem conhecimento técnico suficiente para dar manutenção no seu sistema.


No próximo artigo abordarei o uso de serviços de colaboração e comunicação on-line que fazem toda a diferença no dia-a-dia do seu home office.

7 visualizações

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Acelerados Pela Inovativa Brasil

Validados pelo programa

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

NOSSOS CONTATOS

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social