A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Validados pelo programa

NOSSOS CONTATOS

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Ronaldo Faria Lima

Já escolheu o domínio do seu site?

Atualizado: 12 de Set de 2019

Ter presença na internet é fundamental para os negócios nos dias de hoje. Todo cliente procura pelo seu site sempre que ouve falar do seu negócio. E tudo começa com o seu domínio. A escolha correta do seu domínio facilita a vida do seu cliente e ajuda-o a encontrá-lo na internet. Não basta aparecer bem nos rankings de pesquisa: vários acessos são feitos de maneira direta ao seu site, através de inferência, ou seja, o cliente infere qual seja o seu domínio. E aqui vão algumas dicas de como ter um bom domínio na internet.


1. Entenda o que é um domínio

O domínio não é apenas o “nome” do seu site. Ele identifica o seu site dentro da internet e segue algumas regras. Todo domínio está abaixo de um TLD (do inglês, Top Level Domain) e funciona como um sub-conjunto deste TLD. Por exemplo, chicletemkt.com está sob o TLD .com. Cada TLD é gerido por um comitê local, sendo que há o comitê internacional (ICANN é o seu nome) que gere os domínios internacionais.

O domínio é um nome hierarquizado. Se .com é um TLD, chicletemkt.com é um domínio e www.chicletemkt.com é um sub-domínio. Uma vez que você seja dono de um domínio, você pode criar vários sub-domínios. A ideia do sub-domínio é dar à sua empresa a oportunidade de organizar-se na internet de forma hierárquica. Por exemplo, marketing.chicletemkt.com poderia ser o subdomínio do departamento de marketing da Chiclete MKT.

Normalmente os domínios podem ter TLDs locais. Por exemplo, no Brasil, o TLD local é .br.  Dentro deste TLD, há os TLDs mais conhecidos como .com.br, .net.br, .tv.br… Porém, o órgão internacional hoje permite diversos outros TLDs, como .club, .biz, .etc e diversos outros.


2. Como comprar um domínio

Você compra um domínio para a sua empresa através de um serviço de registro (domain registrar em inglês). Existem diversos serviços disponíveis na internet que registram domínios dos mais variados tipos. O serviço de registro primário no Brasil é o registro.br. Este é o serviço oficial de registro de domínios e somente registra domínios brasileiros, ou seja, domínios cujo TLD termina em .br. Para a compra de domínios internacionais, você pode optar pelo Superdomínios, 100br ou GoDaddy.

Normalmente você compra um domínio pelo período de 1 ano e precisa renová-lo anualmente. Você pode comprá-lo por até 10 anos. O preço da compra pode variar de R$ 40,00 ao ano até vários milhares de reais. Tudo depende da oferta. Os domínios muito caros são chamados de domínios premium e podem valer muito dinheiro.


3. Use domínios curtos

Ao criar um domínio para o seu negócio, procure usar domínios curtos. Quanto maior o seu domínio, pior será para o seu cliente achá-lo na internet. Normalmente você pode usar nomes curtos e simples. Evite colocar o ramo da sua empresa. Este tipo de informação precisa estar na sua página e não seu domínio.


4. Novos TLDs

Nos primórdios da internet estávamos limitados a poucos TLDs, como .com.com.br. Porém, a internet evoluiu. Hoje é possível usar um TLD muito mais descritivo. Por exemplo, chiclete.marketing é um domínio que usa o TLD internacional .marketing. Assim você pode criar domínios com um significado mais profundo sobre o seu negócio sem, contudo, usar nomes longos.

5. Use o seu domínio para o seu email

Os serviços de email gratuitos são excelentes para uso pessoal, mas denotam amadorismo quando em uso profissional. Assim, evite usar serviços como o GMail ou o Hotmail para email profissional. Você pode comprar um serviço de caixa postal usando o seu domínio por um preço absolutamente baixo. Por exemplo, o Google vende um serviço chamado GSuite que custa USD 50,00 por usuário por ano.  Por este valor, que se traduz a R$ 14,27 na cotação de hoje, por usuário por mês, você tem muito mais do que só o email.

Ao receber um email com o seu domínio, o seu cliente ficará mais seguro em fazer negócios com você e sua empresa.

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn