A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Validados pelo programa

NOSSOS CONTATOS

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Ronaldo Faria Lima

O que é o tal algoritmo de que tanto falam?


Certamente você ouviu falar dos algoritmos: algoritmo do Facebook, algoritmo do Instagram, etc. Estes algoritmos acabam governando a vida digital da sua empresa pois é através deles que o seu conteúdo é mais ou menos percebido pelo seu público alvo. Porém, o que é esse algoritmo? Por que isso existe? Qual a sua importância no seu dia-a-dia? Venha comigo para explorarmos este assunto de maneira simples.


Curiosidade: Origem da Palavra Algoritmo


A palavra algoritmo não aparece nos dicionários até 1957, quando foi descrita pela primeira vez no Dicionário Webster´s. Anteriormente, a palavra usada era algorismo, cujo significado é "o processo de realizar aritmética com numerais arábicos". Os numerais, conforme utilizamos hoje, são justamente os numerais arábicos, adotados devido à sua praticidade se comparados ao sistema romano de numeração.


Durante a Renascença a origem da palavra algoritmo era duvidosa. Alguns linguistas tentaram inferir a origem da palavra partindo de combinações como algiros (doloroso) e arithmos (número). Outros diziam que a palavra era proveniente do Rei Algor de Castilho. Mas, finalmente, historiadores da matemática descobriram a real origem da palavra: ela vem do livro-texto de um autor persa chamado Abu Abd Allah Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, ou seja, Pai de Abdullah, Mohammad filho de Moisés, nativo de Khwarizm. O Mar de Aral foi chamado, na antiguidade, de Lago Khwarizm e a região de Khwarizm é localizada na nascente do Rio Amu ao sul deste grande lago.


Al-Khwarizmi escreveu o livro Kitab al-jabr wa´l-muqabala, ou seja, Regras de Restauração e Equação em tradução livre - Álgebra para ser mais exato. Trata-se de um livro que explora, sistematicamente, a solução de equações lineares e quadráticas.


Portanto, a palavra algoritmo tem sua origem no nome de um dos precursores da álgebra.


Mas o que são os algoritmos, afinal de contas?


A definição moderna de algoritmo é relativamente simples e direta de entendimento: é um conjunto de operações bem definidas, executadas em sequência, cujo objetivo é resolver um determinado problema. Mas, o que isto quer dizer?


Por exemplo, imagine que você tenha uma lista de nomes e emails e queira organizar alfabeticamente esta lista. Digamos, ainda, que você coloque esta lista numa planilha, digamos o Excel, e peça para o Excel ordenar a planilha. A operação de ordenação dispara um algoritmo que avalia cada um dos nomes da sua lista e organiza-os em ordem alfabética. O algoritmo, neste caso, é um conjunto de operações que o seu computador realiza para organizar a sua lista alfabeticamente.


Assim, os algoritmos são métodos bem definidos que resolvem problemas igualmente bem definidos: ordenar listas de nomes, escolher qual publicação mostrar na sua timeline, gerar publicações automaticamente com base nas suas preferências são exemplos de algoritmos, ou seja, métodos que resolvem determinados problemas.


Por que os algoritmos são tão importantes?


Você usa algoritmos desde sempre. O primeiro algoritmo que provavelmente você aprendeu foi o de realizar soma através de contas "armadas", lembra-se? Aquele método de soma, com o vai 1 é o algoritmo que se usa para somarem-se dois ou mais números na base de numeração decimal. Aquelas continhas de multiplicar, dividir e subtrair também são algoritmos. Quando você saca dinheiro no caixa eletrônico do seu banco, um algoritmo determina se você tem fundos suficientes para sacar a quantidade de dinheiro que solicitou.


Os algoritmos governam a nossa vida há anos. E não poderia deixar de ser diferente quando falamos em redes sociais. O Facebook, por exemplo, utiliza-se de uma algoritmo bastante complexo para determinar o que aparece na sua timeline e na timeline do seu público-alvo. O seu conteúdo e as ações que as pessoas que viram seu conteúdo realizaram alimentam o algoritmo do Facebook, tornando a sua publicação mais ou menos relevante. É por este motivo que é preciso criar publicações que sigam as regras do Facebook justamente para aumentar o alcance e o engajamento dos seus posts.


Assim, não basta publicar com frequência. Mas é preciso publicar conteúdo com um mínimo de qualidade para que ele seja consumido pelo seu público-alvo de maneira adequada, com bom alcance e engajamento.


Os algoritmos da Grood.Me


Assim como o Facebook, a Grood.Me também utiliza algoritmos para criar sua publicação de maneira adequada, com bom leiaute e conteúdo, além de avaliar a performance e determinar os melhores horários para publicação.


Os nossos algoritmos "aprendem" com as suas publicações, melhorando-as e ajustando os horários com o passar do tempo. Assim, sua mensagem chega ao seu público no momento certo, ou seja, quando seu público está navegando pelas redes sociais.


Com a frequência correta, com o conteúdo visualmente adequado e envolvente e com as publicações nos horários certos, colher resultados com a Grood.Me é apenas uma questão de tempo.

23 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn