• Ronaldo Faria Lima

Por que o seu medo da tecnologia é injustificado


Photo by Pedro Sandrini from Pexels

A tecnologia da informação, de uma maneira geral, já governa nossas vidas. Nós usamos computadores para pagar nossas contas, quando vamos ao mercado fazer nossas compras, até quando vamos dar uma volta de carro com a família. O seu carro usa um computador para determinar quanto combustível é injetado no motor, quando trancar as portas ou quando ligar o rádio. Os computadores têm formas diferentes de atuar, alguns sem a tradicional mescla teclado, monitor, gabinete e mouse.


A tecnologia da informação avança tão rapidamente, nos dias de hoje, que existe um certo receio no seu uso. Pense, por exemplo, no seu smartphone: ele sabe quando está com a tela voltada para cima, onde está no globo e se você está no carro, de bicicleta ou andando. Se você usa um smartwatch, ele mede seu batimento cardíaco enquanto estiver no seu braço e há estórias de pessoas que foram salvas antes de sofrerem um infarto.


Todas essas coisas foram criadas com um propósito: tornar nossas vidas mais fáceis. Porém, existe o medo, a aversão às coisas novas. Muita gente desconfia das novidades e teme em usá-las, de forma injustificada. Se a tecnologia existe para tornar a vida mais fácil, por que não usá-la?


Uma Ferramenta


A tecnologia é uma ferramenta criada, e aperfeiçoada, com um único objetivo: tornar as coisas mais simples para nós, humanos. Vivemos hoje a Era da Automação. Estamos automatizando tudo aquilo que é repetitivo e que tira tempo precioso das nossas vidas. Veja o exemplo da lavadora de louças: trata-se de uma máquina especializada em economizar aquele tempo que você gastaria lavando louça, sendo que você pode usar este tempo para algo mais útil, como escrever um artigo, ler algumas páginas daquele livro que você vem postergando por que não tem tempo.


O medo que existe da tecnologia é fruto do desconhecimento: existe muita informação imprecisa, muitos artigos que abordam as deficiências e pouco entendimento de como as coisas funcionam. Veja como exemplo a Inteligência Artificial. Apesar do termo, não há nada de inteligente. Trata-se de um conjunto de algoritmos que podem ser treinados para realizar determinadas ações, como reconhecer uma pessoa, ou ajustar as cores de uma foto. O "treinamento" é, na verdade, o processamento de muita informação que permite com que esses algoritmos reconheçam determinados padrões. Mas o que são os algoritmos? Já escrevi sobre isto aqui no blog.


As máquinas vão sair pensando e dizimando a raça humana? A resposta é um estrondoso não. No pé em que a tecnologia se encontra, não apenas em termos de algoritmos quanto em termos de arquitetura de computadores, é impossível que uma máquina adquira consciência e saia detonando o planeta. O que existe são algoritmos que são orientados à informação e que conseguem realizar tarefas específicas, porém sofisticadas. Por exemplo, o seu smartphone consegue entender o que você pede usando um algoritmo que foi treinado com diversos sotaques. Inclusive, ele aprende com o seu sotaque para que possa ser mais preciso. O "aprender" é, na verdade, avaliar a forma como você fala, salvando o padrão num banco de dados enorme.


Bem, como toda ferramenta, você precisa saber como usar. E a melhor forma é ler a respeito. Por este motivo criamos uma série de artigos que abordam justamente o uso da tecnologia no seu dia-a-dia visando simplificar a sua vida, sendo este o artigo de introdução.


Não tenha medo!


Não tema a tecnologia. Ela existe para fazer por você aquilo que você não quer fazer, economizando o seu tempo, e seu dinheiro. O mote é fazer mais usando menos. O seu trabalho pode ser otimizado com o uso de tecnologias corretas. Porém, para isso, é importante se informar. Como fazer para realizar estas tarefas usando menos do seu tempo?


Veja, por exemplo, as publicações na sua rede social. São necessárias para que seu produto ou serviço fiquem visíveis pelo seu público. Porém, você precisa, repetidamente, publicar conteúdo. E buscar ou criar conteúdo dá trabalho. O que dizer do leiaute das imagens? Onde é a melhor posição para colocar o seu logotipo? E uma frase de chamada na imagem? Como criar o texto? Tudo isso pode ser feito para você de forma automatizada pelo Grood.Me, a nossa ferramenta de criação e publicação de conteúdo. Qual a mágica?


O Grood.Me é fruto de um estudo sobre as publicações nas redes sociais, estudo este que culminou com uma ferramenta que é capaz de criar conteúdo para você usando boas práticas que somente profissionais de marketing conhecem. Desde o posicionamento do logotipo na imagem até o balanço de cores das guias são criados por algoritmos que analisam cada imagem e geram o conteúdo de forma a criar, para você, um conteúdo que cativa o seu público.


Trata-se de um conjunto de algoritmos que analisam muita informação e realizam, para você, a tarefa repetitiva de criação e publicação de conteúdo. Assim, a tecnologia trabalha a seu favor, permitindo que você use o seu tempo para dar atenção ao que realmente importa: o seu negócio.


0 visualização

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Validados pelo programa

NOSSOS CONTATOS

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social