• Ronaldo Faria Lima

Qual a diferença entre dado e informação?

Ter muitos dados não significa ter informação útil.

Photo by fotografierende from Pexels

Vivemos na Era da Informação. Nunca a informação foi tão preciosa e esteve tão disponível e fácil de processar quanto nos tempos atuais. Principalmente para os negócios, a boa gestão da informação permite a boa tomada de decisão. Porém, a sua empresa realmente tem informação ou apenas dados?


Diferença entre Dados e Informação


Imagine o seguinte cenário: sua empresa tem um web site no qual há um cadastro para que os usuário possam receber sua newsletter. Este cadastro pede apenas o email do visitante. Este é um cenário muito comum. Se o seu site tem bom movimento, a sua lista de emails deve ser bem grande. No entanto, quem são essas pessoas?


O email, em si, não diz muita coisa. É um dado, ou seja, não há nada de útil que possa ser feito com o email puro. Por exemplo, você não consegue saber a faixa etária, as preferências de compras pelo email. Você não consegue, por exemplo, saber que horas o dono do email navega pela internet, o que ele costuma comprar, se é que compra on-line, quais produtos mais consome e por aí vai. Em termos gerais, o dado é algo bruto, do qual não se consegue obter algo estruturado que possa ser avaliado. É preciso processar o dado para que ele se torne informação.


A informação é algo que você pode usar para tomar uma determinada decisão. Por exemplo, você decide se faz uma promoção ou não em determinada época por que há informação que indica que esta época é boa para aquisição de novos clientes - talvez por que o custo de aquisição seja mais baixo. Sem informação, tomar uma decisão é quase que atirar no escuro de olhos vendados.


Transforme seus Dados em Informação


De uma forma geral, os negócios ignoram a quantidade de dados que conseguem acumular ao longo do tempo e, por não processarem estes dados, não conseguem informações que poderiam mostrar forças ou fraquezas, vantagens competitivas ou desvantagens frente a um concorrente.


Apesar de parecer-se com um bicho de sete cabeças, o processamento dos dados gerados ou obtidos pelo seu negócio é muito mais simples do que parece, exigindo muito mais trabalho e bom senso do que algum tipo de magia ou alquimia. Para entender como transformar os seus dados em informação, vamos voltar ao exemplo da sua lista de emails da sua newsletter.


Sempre que você envia emails para os seus clientes cadastrados na sua newsletter, você é capaz de:

  • saber o horário no qual estas pessoas abriram o email para ler. Isto dá uma pista de qual horário é o melhor para enviar suas mensagens;

  • saber se a pessoa clicou em algo que estava no seu email. Isto permite medir o nível de interesse do seu público;

  • saber se a mensagem foi repassada, o que indica que a sua mensagem não só foi interessante como a pessoa julgou útil a ponto de passá-la adiante.

Pode parecer pouco, mas você já conseguiu transformar aquele endereço de email em uma pessoa que tem preferência de horário e que pode estar muito interessada no seu produto ou serviço. Ao rastrear o email dentro dos seus sistemas, por exemplo, no seu cadastro de clientes, você pode ainda saber se essa pessoa é um cliente ou não e direcionar para esta pessoa mensagens especiais visando ou convertê-la em cliente ou em um evangelizador do seu produto, serviço e marca.


Ou seja, você transformou um dado - o endereço de email - em uma informação útil, ou seja, uma pessoa que tem preferências, e que pode ser, inclusive, um agente multiplicador.


Como a GroodMe pode ajudar


Além do nosso conhecido serviço de geração de conteúdo automático, a GroodMe também pode criar landing pages e auxiliá-lo no trabalho de criação de mail marketing, auxiliando-o a compreender o comportamento do seu cliente através de vários canais.


Ao coletar e processar os seus dados, a GroodMe entrega informações úteis que podem ser usadas na tomada de decisão, simplificando a sua vida e obtendo resultados interessantes para o seu negócio. Agende uma conversa com nossos consultores!

2 visualizações

A EMPRESA

REDES SOCIAIS

  • Facebook Grood.me
  • Instagram Grood.me
  • YouTube Grood.me
  • LinkedIn Grood.me

Acelerados Pela Inovativa Brasil

Validados pelo programa

GroodMe-Logo_Programa_Startup_SP_Sebrae_

NOSSOS CONTATOS

Plataforma homologada pelo

CHICLETEMKT TECNOLOGIA E MARKETING LTDA   CNPJ: 21.922.069/0001-42   RIBEIRÃO PRETO - SP

O PRAZO MÉDIO DE ENTREGA VARIA DE 5 A 15 DIAS ÚTEIS PARA OS SERVIÇOS ADQUIRIDOS NA LOJA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • RSS ícone social